fbpx

O período de férias é um momento para descansar, mas também para aproveitar e investir no seu crescimento, estabelecer metas e planejar como realizá-las. É o momento em que as pessoas estão relaxadas e com tempo disponível para se aperfeiçoarem. Os cursos livres são ideais para esse período, pois são de curta duração, acessíveis, permitem atualizar conhecimentos e ainda oferecem certificados.

Para estudar nas férias, mesmo que seja algo de que você goste, é necessário ter disciplina e adotar algumas regras para fazer o tempo investido ser produtivo gerando excelentes resultados para a sua vida. Para isso, organizamos sete dicas de como estudar durante o período de férias.

1. Defina metas de estudos

Antes de começar algo, você precisa definir onde quer chegar. Portanto, liste seus objetivos relacionados aos estudos no período de férias, como: terminar um curso livre, atualizar seus conhecimentos de liderança, preparar-se para o vestibular, ler uma quantidade específica de livros para melhorar seu desempenho no próximo ano, entre outras possibilidades. Trace metas e datas para alcançá-las, lembre-se do que você definiu e se comprometa a cumprir.

2. Planeje-se

Em Provérbios 21:5, lê-se: “Quem planeja com cuidado tem fartura, mas o apressado acaba passando necessidade.” Não basta saber onde você quer chegar, mas é preciso planejar como isso será possível. Por isso, estabeleça o que você fará a cada dia para atingir seus objetivos. Uma boa tática é criar metas diárias. Por exemplo, ler um capítulo de livro ou assistir a uma aula on-line por dia.

3. Organize seu tempo

Para cumprir seu planejamento, é necessário organizar seu tempo. O ideal é especificar uma hora do dia para o estudo. Evite deixar para estudar tudo o que precisa no fim das férias, distribua as tarefas de modo que não sobrecarregue seu tempo e provoque cansaço. A tendência é sempre procrastinar, mas é preciso tomar atitudes e começar a cumprir os objetivos desde o começo do tempo estipulado.

4. Crie uma rotina de estudos

Siga à risca a agenda que você definiu. Dessa forma, estudando diariamente em determinado horário, com o passar do tempo, você estará acostumado ao  ritmo das atividades.

5. Encontre formas alternativas de estudar

As férias são um excelente período para testar novas maneiras de estudar. Assista a filmes, documentários, palestras na internet, participe de eventos e workshops, leia e-books, faça novas pesquisas, entre outras possibilidades.

6. Faça relatórios do conhecimento adquirido

Para que o tempo investido não se perca, comprometa-se a anotar o que você aprendeu. Faça listas, resumos, ou grave áudios, por exemplo.

7. Descanse

Não se esqueça de aproveitar as suas férias. Descansar é fundamental para que você fique bem e aproveite seu tempo de estudos. Da mesma forma que você define um tempo específico para estudar, estabeleça momentos de lazer e descanso.

Esperamos que essas sete dicas o ajudem a ser mais produtivo e atingir os seus objetivos. Nós temos alguns materiais gratuitos para enriquecer seus estudos, como

e-books, artigos da Revista Teológica e posts de blogs. Além disso, temos nossos cursos livres com um valor acessível, 100% on-line, de curta duração, com professores experientes e certificado após a conclusão. São diversas as opções para você se aperfeiçoar! Conheça nosso catálogo de cursos livres.