Líderes de ministério de louvor necessitam de aulas de canto, preparo vocal, ensaios, entre várias outras questões que envolvem a música. Porém, além de todo cuidado com a voz, é imprescindível dedicar tempo para estudar aspectos de liderança e teologia da adoração para a excelência do grupo de louvor.

A gestão de um ministério tão relevante para a igreja requer preparo, excelência e segurança. Afinal, os líderes do ministério de louvor não apenas cantam, mas enfrentam diversas questões como: instruir pessoas, manter a união do grupo, alinhar a adoração 100% com a Bíblia, entre muitos outros desafios.

Nós, da FABAPAR, reconhecemos a importância do preparo da liderança. Por isso, selecionamos algumas dicas importantes para a capacitação de líderes do ministério de louvor.

1. Estude a Bíblia

Conhecer a Bíblia com propriedade é extremamente importante para líderes do ministério de louvor. A adoração e a conduta de um líder precisam estar alinhadas com a Palavra de Deus.

Dicas para líderes do estudarem a Bíblia

  • Invista tempo no estudo bíblico;
  • Desenvolva o hábito de leitura;
  • Faça um cronograma de leitura com dias e quantidade de tempo para se dedicar a conhecer as Escrituras;
  • Busque o significado das palavras originais;
  • Estude com mais de uma tradução da Bíblia;
  • Busque livros de autores confiáveis;
  • Converse com pessoas que estudam as Escrituras há mais tempo que você e são autoridades no assunto;
  • Participe de grupos de estudo.

Conte com a FABAPAR nos seus estudos! Preencha o formulário a seguir com suas informações e enviaremos para o seu e-mail materiais gratuitos para aumentar seu conhecimento bíblico.


2. Tenha frequentemente um tempo de qualidade com Deus

Uma rotina de oração, leitura bíblica e adoração individual precisa fazer parte da vida dos líderes do ministério de louvor. Afinal, é preciso estar a par com Deus para liderar um grupo na igreja, escrever e cantar novas músicas, conduzir a adoração e influenciar a ligação das outras pessoas com a Divindade.

3. Aprenda sobre liderança

Estude conceitos de liderança e aprimore suas habilidades de gestão constantemente. Administrar as responsabilidades de um grupo e lidar com pessoas não é uma tarefa simples. Por isso, líderes do ministério de louvor devem se preparar para liderar, não somente cantar. 

Seja confiável e esteja disponível para seus liderados

É muito importante para um grupo que seu líder esteja disposto a ouvir as pessoas. Isso não significa estar 100% do tempo disponível, mas sim ter um tempo separado para conversar e estabelecer uma relação de confiança. 

4. Cuide da sua saúde física, emocional e espiritual

Infelizmente, é comum que líderes de ministérios se mantenham tão focados em ajudar outras pessoas que se esquecem de cuidar de si mesmos. Por isso, separe um tempo na sua agenda para zelar pela sua saúde física, emocional e espiritual.


Desejamos que essas dicas sejam úteis para sua vida e seu ministério. Se precisar de mais informações, conte conosco!

Conheça alguns dos nossos cursos que podem interessar a você:

Bacharelado em Teologia presencial com ênfase em Louvor e Adoração

Bacharelado em Teologia a distância com ênfase em Louvor e Adoração

Pós-Graduação em Teologia e Interpretação Bíblica

  • Pós-Graduação 100% on-line;
  • Reconhecida pelo MEC;
  • Para se tornar aluno(a), basta ter um diploma de Ensino Superior de qualquer área, não apenas de Teologia.