Dar aula na Escola Bíblica Infantil requer preparo e uma busca constante por novas formas de melhorar a aula. (Afinal, nem sempre) Não é uma tarefa simples atrair a atenção das crianças e fazer com que elas realmente aprendam. É necessário muito empenho e dedicação.

Provérbios 22:6 diz: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” Com isso podemos ter uma noção do quão importante são as aulas na Escola Bíblica Infantil, pois ensinam princípios imprescindíveis para as crianças viverem e praticarem por toda a sua vida.

5 Dicas para melhorar a aula no ministério infantil

Professores do ministério infantil possuem uma missão preciosa, que é auxiliar as crianças a conhecerem a Deus, Seu amor e a Sua Palavra. Por entendermos e amarmos essa missão, separamos algumas dicas para ajudar cada professor a melhorar a aula na Escola Bíblica Infantil.

1. Utilize recursos didáticos

Uma dica muito importante para melhorar a aula é não limitar sua criatividade na hora de prepará-la. Pesquise sobre o que as crianças estão vivendo atualmente, então tente associar ou adaptar essas situações para o assunto da aula. Você pode adaptar uma brincadeira com o tema da aula, relacionar algo que as crianças estão vivendo (medos, amizades, etc.), entre outras possibilidades.

Usar um único método para todas aulas é cômodo para o professor, mas pode entediar as crianças. Para melhorar a aula é interessante inovar frequentemente. Isso faz com que os alunos tenham curiosidade constante sobre as próximas classes.

Existem muitas opções de recursos apoiarem a aula. Vídeos de curta duração, animações, filmes, músicas, imagens, brincadeiras, jogos, entre outros. Tudo isso abre caminho para diversas possibilidades. Estude, pesquise e esteja atento às novidades. Com certeza você encontrará recursos e ideias que te ajudarão a melhorar a aula no ministério infantil.

2. Não descarte as atividades da sua aula

Exercícios são fundamentais para incentivar as crianças a lembrarem o que aprenderam na aula da Escola Bíblica Infantil. Por isso, não os deixe de lado! Para melhorar a aula no ministério infantil é essencial utilizar dinâmicas e atividades.

Pense em exercícios que serão marcantes para as crianças. Colagens, quebra-cabeças, atividades de pintura, músicas, peças de teatro encenadas pelas crianças, todos elementos que elas podem levar para casa e compartilhar com a família o que aprenderam naquele dia.

3. Incentive as crianças a falarem

A sala de aula é um ambiente muito propício para que as crianças convivam umas com as outras, conversem e façam perguntas. Por isso, busque dar espaço para as crianças falarem. Faça perguntas de modo que elas comentem algo sobre a aula, as incentive associar o tema com alguma história que viveram, entre outras coisas.

É excelente dar oportunidades para as crianças se expressarem no ministério infantil. Desse modo, elas se desenvolvem, relembram o que aprenderam e expressam dúvidas. Há momentos em que as crianças nem sabem que estão com dúvidas, mas ao falarem sobre o assunto podem apontar alguma falha no aprendizado.

4. Pense nas possíveis perguntas que as crianças farão

Para abrir espaço para perguntas você precisará ter as respostas. Crianças são muito curiosas. Por isso, esteja preparado para responder às mais diferentes questões sobre o tema. Pense nas possíveis dúvidas sobre os personagens, suas ações e nos porquês.

E se o professor não souber como responder a criança?

O ideal é se preparar e estudar muito a Bíblia para dar aula na Escola Bíblica Infantil. Porém, é natural que em algum momento surja alguma dúvida que o professor não saiba responder.

A solução é dizer ao aluno sua incerteza sobre a resposta, mas prometer pesquisar e responder futuramente. Depois disso, é essencial que o professor realmente busque a resposta e a explique para a criança que perguntou.

5. Prepare-se

Para todas as dicas anteriores funcionarem é necessário que o(a) professor(a) esteja preparado. Tanto em sua vida espiritual, como no preparo didático em estudar o tema da aula e formas de comunicação com crianças.

Priorize a oração

É muito importante que o professor da Escola Bíblica Infantil sempre ore antes de preparar uma aula. Quando não se tem o acompanhamento do Espírito de Deus, a preparação é em vão. A oração é uma etapa fundamental do preparo. Além disso, as crianças enxergam um líder como um grande exemplo para elas. Por isso, se relacione com Deus constantemente e busque influenciar as crianças positivamente em sua vida de fé.

Invista na atualização

Um professor precisa estar bem preparado e atualizado para que as crianças tenham o suporte necessário para as suas necessidades. Por isso, invista na sua formação como professor ou líder de crianças. Existem cursos que te ajudam melhorar sua aula e a conhecer a fundo a Palavra de Deus.