Melhorar o ensino Bíblico nas igrejas é algo que pastores, líderes e docentes religiosos precisam buscar constantemente. Afinal, é fundamental procurar servir a Deus e a Igreja com mais excelência. Em Romanos 12:11 (NVI) diz: “Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor.”

4 dicas para melhorar o ensino Bíblico

Seja nas escolas bíblicas, turmas de ensino religioso nas escolas ou até mesmos nos cultos, é possível melhorar o ensino Bíblico. Por isso, selecionamos algumas dicas essenciais para ajudar educadores a melhorarem sua aulas ou ministrações a respeito da Palavra de Deus.

1. Provoque as pessoas a pensarem

Não são todas as pessoas que aprendem só ouvindo. É importante pensar sobre o que foi ensinado e praticar. Então, para melhorar o ensino Bíblico, utilize estratégias para fazer com que as pessoas reflitam sobre o assunto.

Ao longo do seu ensino, faça perguntas para seu público – mesmo que sejam questões retóricas. Formule perguntas sobre o assunto lecionado, cite essas questões para o público e responda logo em seguida. Também é interessante incentivar as pessoas a refletirem o que elas fariam em determinada situação, por exemplo.

2. Faça associações

Histórias são muito importantes para prender a atenção dos alunos e explicar coisas complexas. Jesus é um mestre que utilizou muitas parábolas para ensinar princípios importantes.

O evangelista Billy Graham dizia que a Bíblia é mais atual do que o jornal de amanhã. Muitas das passagens Bíblicas se assemelham a situações que vivemos em nossas vidas. Por isso, utilize as próprias histórias da Bíblia e tente associá-las com temas atuais.

3. Incentive as pessoas a lerem a Bíblia

Quer melhorar o ensino Bíblico? Incentive as pessoas a passarem um tempo sozinhas lendo a Bíblia.

É melhor desenvolver um assunto quando os alunos já possuem um conhecimento básico sobre ele. Por isso, para melhorar o ensino Bíblico é interessante que as pessoas também estudem a Palavra de Deus. Dessa forma, elas conhecem mais as passagens bíblicas e adquirem lições preciosas por contra própria.

Como incentivar as pessoas a lerem mais a Bíblia?

Sempre que possível, ressalte a importância de conhecer a Bíblia, incentive e dê dicas de como ler a Palavra de Deus. Se for o caso de uma turma de alunos, como em uma Escola Bíblica, peça para os alunos lerem uma passagem bíblica para a próxima aula.

Faz parte da vida cristã conhecer e obedecer a Deus. E ler a Bíblia constantemente é uma forma de conhecê-lo. A leitura bíblica não deve ser um passatempo, mas um hábito crucial para se tornar mais íntimo de Deus.

4. Utilize recursos de apoio didático

Essa é uma dica imprescindível para quem leciona em alguma Escola Bíblica, pois é possível utilizar uma série de recursos didáticos para melhorar o aprendizado dos alunos.

Aplique questionários, mostre vídeos, indique filmes de confiança sobre assuntos da Bíblia, ilustre tempos históricos com fotos, notícias atuais, entre diversas outras opções.

Fazer uso de recursos didáticos não é uma estratégia utilizada só para ensinar crianças, ela pode e deve também ser aplicadas em turmas formadas por adultos.

Fontes: