Fazer uma segunda graduação costuma ser uma escolha de pessoas que desejam aprofundar seus conhecimentos em determinada área, conhecer um novo campo de estudos ou estão insatisfeitas com a sua carreira. 

Vantagens de se fazer uma segunda graduação

Você já pensou por que fazer uma segunda graduação seria bom para a sua vida? Existem vários benefícios em voltar para a sala de aula – seja ela física ou on-line – e nós apontaremos as principais vantagens, confira! 

1. Conheça profundamente uma nova área

Tem interesse em conhecer uma nova área do conhecimento? A graduação é uma ótima opção pelo fato de apresentar desde conceitos básicos a avançados e abordar de maneira ampla os assuntos da área. Portanto, se você deseja estudar um novo assunto, fazer uma segunda graduação, é uma excelente oportunidade de obter sucesso no seu objetivo. 

2. Não é necessário fazer o vestibular novamente

Se você já possui um diploma de Ensino Superior, muitas instituições de ensino – incluindo a FABAPAR – o aceitam como forma de ingresso na sua segunda graduação. Dessa forma, não é necessário fazer o vestibular. Um grande alívio para quem deseja voltar para a sala de aula, pois não é necessário passar pelo período de estudos novamente. 

3. Tenha mais facilidade para estudar e lidar com as questões acadêmicas

Devido à sua primeira formação, provavelmente você tenha dicas de como aproveitar melhor um curso, não é mesmo?! Com a sua maturidade e experiência acadêmica, você aproveitará muito a nova jornada na faculdade e terá mais facilidade para gerenciar seus estudos. 

4. Elimine algumas matérias

Se a segunda graduação oferecer algumas matérias semelhantes às que você fez no primeiro curso, é possível solicitar a equivalência, ou seja, você não precisa fazê-las novamente. Porém, é necessário solicitar  à Coordenação da faculdade uma avaliação para analisar o seu caso e checar as possibilidades de equivalência. 

5. Transforme a sua carreira

Se você está insatisfeito com a sua área de atuação e pretende seguir um novo caminho, a segunda graduação é a resposta para entrar em um novo segmento com excelência. 

6. Encontre novas oportunidades

Fazer uma segunda graduação abre portas para diversas possibilidades: melhorar seu currículo, caso seu interesse seja o mercado de trabalho, permitir a participação em diferentes projetos, conhecer novas pessoas, entre outras opções. 

7. Regularize a sua graduação

Se você fez um curso semelhante a uma graduação, mas que não é reconhecido pelo MEC, a segunda graduação é a sua chance de ter um diploma reconhecido e aprender mais sobre a sua área.

Essa é uma grande vantagem para quem fez um curso de Teologia não reconhecido. Uma vez que o MEC não permite mais convalidação para Teologia, é necessário cursar um Bacharelado em Teologia que seja credenciado.

Aqui na FABAPAR são oferecidas duas modalidades de Bacharelado em Teologia: presencial, em Curitiba (PR), e a distância. Ambas reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC.

Pós-Graduação ou uma Segunda Graduação?

Se você tem dúvida entre fazer uma segunda graduação ou uma pós-graduação, você não está sozinho! Essa dúvida é bem comum entre pessoas que estão buscando novos conhecimentos.

Para decidir, você precisa avaliar os seus objetivos e necessidades. Por exemplo, se você tem pouco tempo para assistir às aulas e se dedicar aos estudos, uma graduação a distância ou uma pós pode ser uma excelente opção. Se seu tempo é realmente escasso, a pós-graduação a distância é a indicada para o seu caso.

Os cursos de pós-graduação costumam focar em um tema específico de uma área, já a graduação aborda uma área de maneira ampla, por ter uma carga horária maior.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Registre-a nos comentários ou envie um e-mail para contato@fabapar.com.br. Nós podemos ajudá-lo!

Continue aprendendo com a FABAPAR:

O que se estuda em Teologia?
Discipulado, Perspectivas e Dimensões
Teologia Sistemática: 5 coisas que você deve saber
Materiais gratuitos