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Quem é o maior no Reino dos Céus?

por Equipe Fabapar | 11 de julho de 2019 | Teologia | 0 Comentários

Quem é o maior no Reino dos Céus?

Quem é o maior no Reino dos Céus? Para responder a essa pergunta e tratar de hierarquia, Jesus fez uma demonstração com uma criança. A situação é relatada na Bíblia, no livro de Marcos 9:33-37.

France, em seu livro The Gospel of Mark (2002, p. 373), afirma que “enquanto os olhos de Jesus estavam fixos no martírio, eles estavam preocupados com a questão de status. Enquanto Jesus estava falando de rejeição e morte, eles estavam aparentemente pensando num movimento contínuo para o qual a liderança precisava ser discutida.”

Algo precisava ser feito para que os discípulos compreendessem a verdadeira natureza do Reino de Deus e como os membros deveriam agir. Porém, apenas palavras talvez não fossem suficientes para que a mensagem fosse compreendida por inteira e marcada na vida dos discípulos. Por isso, Jesus chamou uma criança diante deles para exemplificar as atitudes que precisamos ter no Reino.

O que exatamente Jesus quis dizer com esta ação parabólica? Qual era a extensão da lição dada por Jesus aos seus doze discípulos naquele momento? O que podemos depreender desta ação?

Análise do texto sobre quem é o maior no Reino dos Céus

Após chegar à cidade de Cafarnaum, às margens do Mar da Galileia, Jesus pergunta aos discípulos: “O que discutíveis no caminho?” (Marcos 9:33). Para o estudioso France, no livro The Gospel of Mark, Jesus não queria somente a resposta à pergunta, mas aproveitar a oportunidade para trazer à luz o debate no qual os discípulos estão aparentemente com vergonha de falar abertamente com Cristo.

Segundo Pohl, em seu livro Evangelho de Marcos (1998), no livro de Marcos, Jesus faz catorze perguntas  direcionadas aos discípulos com tom de censura, para falar acerca do que eles estavam errados. E no caso da passagem de quem é o maior no Reino dos Céus não é diferente. Havia um pensamento falho entre os Doze que precisava ser corrigido.

No verso 34, quando Marcos informa que eles discutiram no caminho sobre quem é o maior no Reino dos Céus, na versão original do texto é usado o verbo grego διαλέγομαι, que pode ter o sentido de uma briga de palavras. Por isso, é possível perceber que a conversa entre os discípulos não foi algo breve, mas provavelmente uma discussão relacionada com a posição de cada um na hierarquia do grupo.

Jesus aprofundou algumas questões. No mundo, quem está em posição superior é servido pelos demais, mas não é assim no Reino de Deus. O primeiro lugar estabelece uma posição na qual se serve os outros.

A criança como exemplo na Parábola de Jesus

A lição é clara: quem deseja ser o mais importante, será o menor de todos e servo de todos. Porém, para que a mensagem realmente fosse compreendida, Jesus utiliza uma parábola dramatizada, um exemplo do que Ele queria transmitir. Então, Jesus chama uma criança.

Embora, na maior parte do Antigo Testamento, uma criança fosse considerada como um presente precioso e recebida como bênção (como, por exemplo, em Salmos 127:3-5), no judaísmo posterior esse conceito não era mais exatamente o mesmo. Pohl, ainda em seu livro Evangelho de Marcos, diz que as crianças fora da idade escolar e da possibilidade de educação eram tidas como sem importância.

A infância era uma fase que tinha de passar, até que raiasse a idade dos mandamentos. As meninas, com 12 anos, e os meninos, com 13, eram comprometidos plenamente com a Torá. Só a partir de então podiam conquistar a sua parte no futuro mundo de Deus.

O termo original usado para se referir à criança é παιδησ, que não especifica se é menina ou menino, mas aponta uma criança trabalhadora e não remunerada, que presta serviço gratuitamente, desprovida de toda pretensão de se promover e de buscar poder.

É neste contexto que a criança é apresentada aos discípulos, para servir de meio de ensino para eles. Jesus utiliza um exemplo irônico e provocativo, pois uma criança torna-se elemento central, não como alguém que recebe instrução, mas alguém cuja mera presença se torna um indício para a resposta à pergunta dos discípulos.

Mas, afinal, o que a criança nos ensina a respeito de como devemos agir no Reino de Deus? Há diversos argumentos sobre como devemos ser enquanto criança. Anderson, no livro The Gospel of Mark, diz que não é a atitude da criança que importa, mas sim como os outros se portam em relação a ela. Em contrapartida, Ostemeyer, em seu livro Novum Testamentum, diz que a questão não está em receber o Reino de Deus como uma criança, mas em ser como uma criança. Nos comentários, conte-nos o que você acha dessa comparação.

Fonte: Esse texto foi escrito com base no capítulo 5 do livro As Ações Parabólicas de Jesus no Evangelho de Marcos, de Claiton Kunz – professor da FABAPAR.


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