A Teologia Sistemática estuda Deus de uma maneira sistemática e ordenada. Por meio dela, busca-se analisar questões relevantes da crença cristã, como quem é Jesus e qual seu propósito, o que é pecado, como a santificação acontece etc.

O principal intuito da Teologia Sistemática é compreender o que a Bíblia indica sobre determinados assuntos. Por exemplo, para compreender o que a Palavra de Deus diz sobre anjos, não basta considerar somente um livro bíblico, mas todos os que em algum momento citam o assunto.

3 razões para incluir a Teologia Sistemática nos seus estudos

Estudar a Teologia Sistemática não é somente para teólogos, pastores ou educadores, mas para qualquer pessoa com interesse em compreender diversas questões segundo a Bíblia como um todo.

  1. Compreenda a Bíblia por inteiro

A Teologia Sistemática prioriza o estudo da Bíblia como uma unidade, a fim de encontrar respostas para tópicos relevantes. Em vez de explorar um autor ou livro bíblico separadamente para entender um assunto, é necessário estudar a Palavra de Deus por completo para levar em consideração tudo o que ela aponta sobre o tema em questão.

Quando considera a Teologia Sistemática nos seus estudos bíblicos, você passa a compreender a Palavra de maneira mais completa para abordar diversas questões.

  1. Mantenha os estudos bíblicos fiéis à verdade

Por aprofundar toda a riqueza de informações que a Bíblia oferece, a Teologia Sistemática auxilia as pessoas a se manterem fiéis às verdades bíblicas, evitando conclusões controversas com relação à Palavra de Deus.

  1. Amplie sua capacidade de ensinar sobre a Palavra de Deus

Seja você um educador, líder de ministério na igreja ou até mesmo um cristão sem atividades de ensino, provavelmente em alguma circunstância se deparará com a necessidade de explicar algo à luz da Bíblia. 

A Teologia Sistemática coleta as informações contidas na Bíblia e as reformula em categorias para que as pessoas possam aprender. Se alguém lhe pergunta o que a Bíblia ensina sobre a natureza de Deus, o ideal não é somente responder o que um único livro aponta acerca do assunto, mas sim o que a Palavra diz na íntegra. Dessa forma, a Teologia Sistemática auxilia as pessoas a serem capazes de compreender verdades bíblicas essenciais de maneira clara, coerente e concisa.

Interessou-se pela abordagem de estudos da Teologia Sistemática?! Saiba que você pode aprofundá-la e atingir um novo nível de conhecimento bíblico com a Pós-Graduação em Teologia Sistemática.

Conheça o curso agora mesmo: Pós-Graduação em Teologia Sistemática Contextualizada.

O curso atende a necessidade de líderes, pastores, estudiosos e outros cristãos de estudar de maneira aprofundada temas como pecado, salvação, trindade, entre outros temas da vida cristã que serão abordados no curso e em debates entre os acadêmicos.

A Pós-Graduação em Teologia Sistemática Contextualizada também proporciona aos alunos a oportunidade de continuarem a se aperfeiçoar academicamente produzindo estudos de qualidade, incentivando-os e desafiando-os a sempre buscarem as verdades e aplicá-las à nossa realidade em cada texto das Sagradas Escrituras.