fbpx

Grande parte das pessoas que possuem interesse na Palavra de Deus já ficou com dúvidas de como estudar a Bíblia, não é mesmo?! Se você faz parte desse grupo, tenha em mente que não há uma única maneira de meditar nas escrituras. Porém, há alguns métodos que auxiliam a aprofundar seus conhecimentos.

É importante entender que o formato que funciona para uma pessoa, não necessariamente será bom para todos. Por isso, cada um deve encontrar o método que mais faz sentido para seus hábitos de aprendizagem e leitura. A única coisa que todos os cristãos devem fazer é orar antes de estudar a Bíblia, pedindo discernimento para o Espírito Santo e se posicionando com um coração disposto a aprender.

Desenvolva disciplina para estudar a Bíblia

 

Ninguém conhece a Palavra de Deus completamente em poucos dias, não é mesmo?! Estudar a Bíblia requer tempo investido. Para isso, desenvolva o hábito de leitura. Defina os dias e a quantidade de tempo que você dedicará para conhecer as escrituras. Além disso, mantenha a frequência de aprendizagem. Por mais que pareça difícil no começo, lembre-se de que demora algumas semanas até adquirir o hábito. Se possível, crie um plano de estudos com metas. Defina quais livros ou temas da Bíblia você abordará durante cada dia, semana ou mês.

Repita a leitura

Uma frase muito famosa do evangelista Billy Graham diz que “a Bíblia é mais atual do que o jornal que irá circular amanhã.” Com certeza, não se trata de um livro de leitura única! É preciso manter a frequência nos estudos, pois sempre aprendemos algo novo. Por isso, lembre-se: repita a leitura quantas vezes forem necessárias, pois faz parte do aprendizado.

Busque os significados originais das palavras

A Bíblia foi escrita originalmente em grego, hebraico e aramaico. Posteriormente, foi traduzida para muitas línguas para que cada vez mais pessoas tenham acesso a ela. Porém, com as traduções, alguns significados essenciais podem se perder. Por isso, é fundamental buscar versículos ou palavras-chaves originais, a fim de entender o significado verdadeiro.

Se você tem interesse em aprofundar seus conhecimentos nessa área, pode contatar o Bacharelado em Teologia com ênfase em exegese em grego e hebraico. É uma das habilitações da graduação em Teologia presencial da FABAPAR que capacita o aluno para fazer interpretações da Bíblia com base nas línguas originais.

Faça anotações

Tenha um caderno de estudos e sempre anote suas conclusões, os significados originais das palavras, os livros que você leu e tudo que achar necessário. Isso é essencial para fixar o que você estudou, rever o que você fez e ainda compartilhar o aprendizado com outras pessoas.

 

E nós queremos saber quais são seus métodos de estudar a Bíblia! Conte-nos através de comentários neste post!

 

Saiba mais: